Tipos de Rinite

Tipos de Rinite
A rinite é classificada em três tipos:
  • rinite infecciosa, que inclui infecções bacterianas agudas e crônicas; 
  • rinite não alérgica (vasomotora), que inclui autonômica, hormonal, induzida por drogas, atrófica e gustativa
  • rinite medicamentosa
  • rinite alérgica, desencadeada pelo pólen, mofo, pêlos de animais, poeira, bálsamo do Peru e outros alérgenos inalados similares.

 

Rinites Infecciosas

A rinite é frequentemente causada por um vírus ou bactéria, incluindo o resfriado comum, que é causado por rinovírus, coronavírus e vírus da gripe, e provocada por adenovírus, vírus de parainfluenza humana, vírus sincicial respiratório humano, enterovírus, rinovírus, metapneumovirus e vírus do sarampo, ou sinusite bacteriana, que é comumente causada por Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Moraxella catarrhalis. 

Os sintomas do resfriado comum incluem coriza, dor de garganta (faringite), tosse, congestão e leve dor de cabeça.
 

Rinite Vasomotora ou Não-Alérgica

Rinite não-alérgica refere-se a coriza, que não é devido a alergia. Rinite não-alérgica pode ser classificada como rinite ou não-inflamatória ou inflamatória.
 
Um tipo muito comum de rinite não-inflamatória, ou não-alérgica, que às vezes é confundida com alergia é chamada rinite vasomotora, em que ocorre com determinados estímulos inespecíficos, incluindo mudanças no ambiente (temperatura, umidade, pressão barométrica, ou tempo); substâncias irritantes no ar (odores, fumaça); fatores dietéticos (alimentos condimentados, álcool); excitação sexual; e fatores emocionais.

Ainda há muito a ser aprendido sobre isso, mas acredita-se que esses gatilhos não alérgicos causam dilatação dos vasos sanguíneos no revestimento do nariz, o que resulta em inchaço e drenagem.
 
Rinite vasomotora pode coexistir com a rinite alérgica, e esta é chamada "rinite mista". A patologia de rinite vasomotora parece envolver a inflamação neurogénica e é ainda não muito bem compreendida.

Rinite vasomotora parece ser significativamente mais comum em mulheres do que homens, o que levou alguns pesquisadores a acreditar que os hormônios desempenham um papel. 

Em geral, a idade de aparecimento ocorre depois de 20 anos de idade, em contraste com a rinite alérgica, que pode ser desenvolvida em qualquer idade. 

Os indivíduos com rinite vasomotora geralmente apresentam sintomas durante todo o ano, embora os sintomas podem ser exacerbados na primavera e no outono, quando as mudanças climáticas rápidas são mais comuns.

Estima-se que 17 milhões de cidadãos dos Estados Unidos têm rinite vasomotora. O anti-histamínico azelastina, aplicada como um spray nasal, pode ser eficaz para a rinite vasomotora.

Propionato de fluticasona ou budesonida (ambos são esteróides) na forma de spray nasal pode também ser usada para o tratamento sintomático.

 

Rinite Alérgica

A rinite alérgica ou febre do feno pode seguir quando um alérgeno, como pólen, poeira ou bálsamo do Peru  é inalada por um indivíduo com um sistema imune sensibilizado, provocando a produção de anticorpos. 

Estes anticorpos ligam-se principalmente aos mastócitos, que contêm histamina. Quando os mastócitos são estimulados por um alérgeno, a histamina (e de outros produtos químicos) é libertada. 

Isso provoca coceira, inchaço e produção de muco. Os sintomas variam em gravidade entre os indivíduos. Indivíduos muito sensíveis podem experimentar urticária ou outras erupções cutâneas.

Partículas em suspensão no ar poluído e produtos químicos, como cloro e detergentes, podem normalmente ser tolerados, mas podem agravar muito a situação.
 
Achados físicos característicos em indivíduos que têm rinite alérgica incluem inchaço conjuntival e eritema, inchaço das pálpebras, vinco lateral no nariz, entre outros.

Mesmo se uma pessoa não tem alergias comprovadas através de exames de sangue, ela ainda pode ter rinite alérgica, de uma alergia local no nariz.

Isso é chamado de rinite alérgica local. Muitas pessoas que foram previamente diagnosticadas com rinite não alérgica pode realmente ter rinite alérgica local.
 
Um teste de mancha pode ser utilizado para determinar se uma substância em particular é a causadora da rinite.
 

Rinite Medicamentosa

É uma condição de rebote de congestão nasal causada por uso prolongado de descongestionantes tópicos (por exemplo, oximetazolina , fenilefrina , xilometazolina e Nafazolina em sprays nasais) que agem na constrição dos vasos sangüíneos na mucosa do nariz.
 

Rinite Atrófica Crônica

É a rinite crônica em forma de atrofia da mucosa e glândulas.
 

Rinite Seca

É a forma crônica da secura das mucosas.
 

Rinite Polypous

É a rinite crônica associada a pólipos na cavidade nasal.
 

Gestão da Rinite

A gestão da rinite depende da causa subjacente. A administração de uma dose elevada de vitamina B12 foi validada para estimular a atividade do corpo em supressores TH1 de células T, o qual, em seguida, regula o excesso de produção do anticorpo anti-alérgico IgE em indivíduos alérgicos, o que pode diminuir o tempo de curto e longo prazo nas manifestações de rinite e sua sintomatologia.
 
Para a rinite alérgica, intranasais corticosteróides e anti-histamínicos podem ser utilizados para suprimir os sintomas de inflamação e de controle da doença.


  • Sinusite Nunca Mais 

Sinusite Nunca Mais é atualmente o melhor método para eliminar a sinusite de uma vez por todas da sua vida.

É um tratamento natural, rápido, fácil e 100% garantido. Não hesite em conhecer esse tratamento caso a sinusite tenha se tornado um problema na sua vida.

Quem desenvolveu o método foi um ex-sofredor de sinusite crônica. Ele conseguiu eliminar completamente o problema da sua vida.

Ele se tratou das dores ocasionadas pela sinusite, dores de cabeça, mau hálito, dor facial e nasal.  

"Clique Aqui e Conheça o Tratamento Sinusite Nunca Mais"